Recurso descentralizado - Seduc repassa dinheiro a direção de escolas para viabilizar pequenas reformas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Andréia Fontes | Seduc-MT

Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, fez o repasse de mais de 47 milhões de reais para escolas da rede estadual de ensino, por meio do recurso descentralizado, destinado às reformas preventivas e corretivas na infraestrutura dos prédios.

Ao longo do ano, 415 unidades escolares foram beneficiadas com o recurso, garantindo um ambiente de qualidade aos estudantes.

Entre as escolas beneficiadas, 61 ficam em Cuiabá.

Com o recurso descentralizado, a Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, em Rondonópolis, realizou a pintura interna e externa de toda a unidade.

O diretor da escola, Valdinei Caes, relata que recebeu quase cem mil reais e com esse valor conseguiu realizar a pintura interna e externa de toda a escola, pintar a quadra poliesportiva e consertar o hidrante da unidade.

Ele destaca que o recurso sendo administrado pela gestão escolar torna o processo de reparos e reformas mais prático.

Por meio do recurso descentralizado, o diretor da Escola Estadual Coronel Jeronimo Gomes Silva, que fica em Araguaiana, Wellyngton Rocha Figueira, desempenhou uma reforma na secretaria da escola, a pintura interna e reparos na cozinha.

O diretor relatou que em 2022 planeja fazer reformas na quadra poliesportiva, pintura dos banheiros, fazer a manutenção do telhado e a compra de suportes para os ares-condicionados.

O recurso descentralizado é uma verba destinada para manutenções preventivas e corretivas, como a reforma de banheiros e cozinhas, as chamadas áreas molhadas, revitalização da pintura, troca de pisos e telhas, reparos pontuais na parte elétrica e hidráulica, em cercas, e muros, entre outros serviços.