Recuperações judiciais de empresas aumentam no terceiro trimestre

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

O terceiro trimestre deste ano registrou aumento no total de empresas em recuperação judicial no país, com 185, chegando a 4 mil 408 empresas nessa situação. A recuperação judicial é um recurso possível quando uma companhia precisa suspender e renegociar dívidas. Os dados foram compilados pela consultoria RGF com base no banco de dados da Receita Federal. O levantamento exclui microempreendedores individuais os MEIs, as ONGs - organizações não governamentais e empresas estatais.

A análise feita pela consultoria é trimestral e acontece desde o segundo trimestre do ano passado, quando 3 mil 823 empresas recorreram à recuperação judicial para se manterem abertas. Desde então, o número tem crescido a cada parcial.

No segundo trimestre deste ano, 4 mil 223 empreendimentos estavam nessa situação.

A consultoria informou que 433 empresas entraram em recuperação judicial entre julho e setembro deste ano, enquanto 247 saíram do processo, a maioria voltando à operação normal e 7% decretando falência. Os dados referem-se a matrizes de empresas ativas de pequeno, médio e grande portes.

De acordo com a consultoria, é esperado novo aumento de processos de recuperação nos próximos meses, acelerado pela manutenção da Selic (taxa básica de juros da economia) no patamar de dois dígitos.

Sapicua Rádio News, da Redação Ana Rosa Lima