Receita Federal espera receber 500 mil declarações do imposto de renda dos contribuintes mato-grossenses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Os contribuintes que receberam salários que somaram mais de R$ 28 mil 559 reais e 70 centavos nos 12 meses de 2018 tem até 30 de abril para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 a Receita Federal.

 

Em Mato Grosso, são esperadas 500 mil declarações.

 

Em 2018, foram entregues 497 mil e 447 declarações do Imposto de Renda em Mato Grosso, que resultaram em mais de 440 milhões de reais em restituições do imposto de renda.

 

Também são obrigados a prestar contas os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a 40 mil reais.

 

Ainda precisam declarar aqueles que receberam dinheiro pela venda de bens ou direitos, sobre os quais tenha incidência de imposto, ou resultado de investimento na bolsa de valores ou de mercadorias.

 

As regras para a prestação de contas à Receita Federal permaneceram basicamente as mesmas de 2018, mas alguns detalhes na hora do envio passaram a ser obrigatórios.

 

Neste ano, os contribuintes serão obrigados a informar o CPF do dependente, independentemente da idade.

 

Outra obrigação é informar o CNPJ da instituição bancária onde o contribuinte é correntista, até o ano passado essa informação era facultativa.

Os dados precisam ser enviados por meio do programa disponível no site  da Receita Federal.