Questão agrária brasileira será debatida em evento na UFMT.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Entre os dias 27 e 29 de maio, acontece, na Universidade Federal de Mato Grosso, a segunda edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, JURA.
O objetivo do evento é discutir os impactos do agronegócio, as alternativas sustentáveis, a distribuição mais justa das terras e o respeito ao meio ambiente e a quem vive no campo.
A primeira edição da Jornada foi em 2014 e contou com a participação de 40 instituições federais de ensino, a JURA chega em 2019 a 60 Universidades e Institutos Federais.
Neste ano, as atividades começaram antes mesmo da abertura oficial. No último dia 18, por exemplo, aconteceu uma vivência para estudantes e interessados no Acampamento Padre José Ten Carte, em Jaciara, e no assentamento Egídio Bruneto, em Juscimeira, coordenada pelas professoras Gislayne Figueiredo e Mírian Sewo, ambas da UFMT.
A abertura oficial do evento será dia 27 de maio, às sete horas da noite, no Auditório do Centro Cultural da UFMT, com uma palestra de Gilmar Mauro, um dos principais líderes do Movimento Sem Terra, além de ampla programação.
Entre os temas que serão debatidos na Jornada estão: os “Movimentos quilombolas; os “Impactos das hidrelétricas nas bacias do Teles Pires e Juruena; “O jornalismo de Mato Grosso e a expansão do agronegócio no estado” e “A educação do campo frente aos ataques ultraliberais”.