Queda de cabelo está entre os sintomas mais comuns da covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem teve covid-19, mesmo depois de recuperado, pode perder cabelos além do normal. A informação é da presidente do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Fabiane Brenner. Ela ressalta que a queda de cabelo é um fenômeno que pode aparecer em diversas infecções graves, como a pneumonia. No caso da covid-19, ela costuma ser percebida de seis a oito semanas depois de aparecer a doença, modificando o ciclo natural do cabelo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a descoberta é de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia. Depois de analisarem dezenas de estudos sobre o tema, envolvendo um total de 48 mil pacientes, eles registraram a queda de cabelo entre os cinco sintomas mais relatados por pacientes após a recuperação da covid-19. Os outros são fadiga, dor de cabeça, dificuldade de atenção e falta de ar.

A queda de cabelo para quem teve covid-19 pode estar relacionada à febre alta, aponta a dermatologista Fabiane Brenner. Mas, ela salienta que o ciclo dos fios costuma retornar, naturalmente. Ainda de acordo com a dermatologista, um a cada quatro pacientes que têm covid-19 com sintomas, costumam apresentar queixa de queda capilar depois do evento.
 

Edição: Jacson Segundo/ Suzana Guimarães

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.