| Quase R$ 630 mil em multas-Operação Dispersão IV completa um mês.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Operação Dispersão Quatro, realizada desde o dia três de março em todo o Estado, já aplicou 629 mil e 500 reais em multas.
As penalidades foram aplicadas em pessoas que infringiram o toque de recolher, e também correspondem ao descumprimento do horário de fechamento de estabelecimentos, aglomerações, além de detenções em barreiras.
Conforme último relatório divulgado pela Polícia Militar, foram contabilizadas durante a operação 76 mil cento e duas orientações em geral referentes às restrições, 26 mil cento e uma abordagens em veículos, trinta e uma mil seiscentas e 19 pessoas presentes em aglomerações, 26 mil duzentas e 84 orientações à população pelo não uso da máscara de proteção facial.
Além disso, aconteceram trezentas e 53 detenções por descumprimento das restrições de circulação de pessoas, seiscentas e 61 por aglomerações e trezentas e 50 notificações por descumprimento do horário de fechamento obrigatório às sete horas da noite.
Segundo o Palácio Paiaguás, os órgãos de segurança do Governo estão atuando de forma mais severa, aliando a conscientização e aplicação de multas, para que a população entenda a importância do isolamento social e cumprimento das medidas restritivas para o combate à pandemia da Covid-19.
A multa é de 500 reais para o cidadão e 10 mil reais para o estabelecimento, e podem ser triplicadas em caso de reincidência no descumprimento das medidas.
No caso dos estabelecimentos, também há possibilidade de interdição do local pelo período de 30 dias e detenção do responsável.