Quase metade das mulheres assassinadas em Mato Grosso foram vítimas de feminicídio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública aponta que 87 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso em 2019, sendo que 39 casos correspondem a feminicídios.

Os dados são referentes ao período de janeiro e dezembro do ano passado, e englobam todas as idades.

Com relação a 2018, houve uma redução de 7% nos casos de feminicídios, já que naquele ano foram registrados 42 casos.

Cuiabá não registrou caso de feminicídio em 2019. As ocorrências desta natureza aconteceram no interior do estado, nos municípios de Primavera do Leste, com quatro casos, Sinop, três, Várzea Grande, também três, Chapada dos Guimarães, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis e Sorriso, municípios com dois casos cada um.  

Os demais municípios apresentaram um registro cada. Entre eles, Água Boa, Cáceres, Campo Vede, Confresa, Juína, São Félix do Araguaia e Tangará da Serra.

Dentro do acompanhamento de homicídios envolvendo vítimas femininas, houve aumento em 2019, com 87 registros, levando em consideração o mesmo período de 2018, quando houve 82.

Os meses que mais apresentaram registros no ano passado foram novembro, com 11 casos, e janeiro, com 10 homicídios de vítimas femininas. O menor número ocorreu em outubro, com três mortes.

O estudo mostra ainda que Cuiabá e Várzea Grande tiveram, respectivamente, quatro e seis mulheres assassinadas ao longo de 2019.

Por dias da semana, a sexta-feira foi a que mais apresentou mortes de mulheres em Mato Grosso, com 17 casos, seguida de quinta-feira, com 15, sábado, 14, domingo e segunda-feira, ambos com 12 casos.

O levantamento também descreve o meio empregado nos casos de assassinatos contra mulheres.

No estado, dos 87 casos, 37% foram praticados com arma de fogo; 25% com arma cortante ou perfurante; e 10% pelo uso da força muscular.

A maior motivação apontada continua sendo crime passional, com 38%.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.