Quase cinco toneladas de drogas foram apreendidas em Mato Grosso nos cinco primeiros meses deste ano.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
De janeiro a maio deste ano, quatro mil e 900 quilos de drogas foram apreendidos em Mato Grosso.
O maior volume de apreensão foi registrado no município de Pontes e Lacerda, região de fronteira com a Bolívia, com mil e 900 quilos de drogas.
Os dados são de apreensões realizadas pelas Polícias Civil, Militar e pelo Grupo Especial de Segurança na Fronteira, o Gefron.
O tráfico de drogas é, também, um dos principais motivos para as prisões em Mato Grosso. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Victor Hugo Bruzulato, muitas pessoas cometem o crime pela vontade de ter dinheiro fácil.
“Na busca pelo lucro sem trabalho, as pessoas entram para o crime cada vez mais cedo. A polícia tem feito seu trabalho para a repressão, mas a reincidência no tráfico é muito grande. Hoje os autores deste delito não são apenas homens, mas é perceptível um aumento de mulheres grávidas e com filho pequeno, além de adolescentes. As pessoas entram para o mundo do crime e não têm noção da pena que terão que cumprir”, alertou o delegado.
Nos primeiros cinco meses do ano, Polícia Militar já prendeu mais de três mil e 200 pessoas por tráfico, uso ou posse de entorpecentes em Mato Grosso.
Em sua maioria, os presos são pessoas do sexo masculino, somando um total de dois mil 848 homens presos, e 439 mulheres, por envolvimento com o tráfico ou uso de drogas.
Os menores de idade ainda são os mais recrutados e aliciados por traficantes a se envolverem com os crimes relacionados a entorpecentes. No total, foram 693 jovens e adolescentes apreendidos.
Os dados da polícia mostram ainda que mais de 80% das drogas apreendidas em Mato Grosso é maconha.
Voz: Vinícius Antônio