Quase 240 mil pessoas já realizaram algum teste para diagnóstico da Covid-19 em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Voz: Vinícius Antônio

Desde o início da pandemia até julho de 2020, 239 mil pessoas já haviam feito algum teste para diagnóstico da Covid19 em Mato Grosso.

Ao todo, 27,61% dos testados, ou 66 mil pessoas, obtiveram resultado positivo no teste, ou nos testes, que realizaram.

 

Entre os testes para diagnóstico da doença, 86 mil pessoas realizaram o exame com material coletado na boca ou nariz com o cotonete, sendo 27 mil com o resultado positivo; 93 mil pessoas fizeram o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo, sendo 20 mil positivos; e outras 100 mil pessoas realizaram o exame com sangue retirado da veia do braço, com 34 mil casos positivos.

 

O levantamento é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, realizado em parceria com o Ministério da Saúde desde o início de maio, e com coleta exclusivamente por telefone, para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal.

 

Em Mato Grosso, 155 entrevistadores do IBGE telefonam mês a mês para monitorar os cerca de cinco mil domicílios selecionados em 97 cidades.

 

Em julho, havia no estado 635 mil pessoas com alguma das comorbidades pesquisadas, o que representa 18,3% da população mato-grossense.

 

Hipertensão era a mais frequente, com 387 mil casos, seguida por Diabetes, com157 mil, Asma/Bronquite/Enfisema/Doença respiratória crônica ou outra doença do pulmão registraram 133 mil casos.

 

A PNAD COVID19 estimou que 262 mil mato-grossenses, ou 7,6% da população, apresentaram em julho pelo menos um dos 12 sintomas associados à síndrome gripal que são investigados pela pesquisa.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.