| Projeto propõe ações articuladas para acabar com a pobreza extrema em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o Projeto de Lei do deputado estadual Paulo Araújo, do Progressistas, que institui a Política Estadual de Combate à Pobreza Extrema.
O objetivo da iniciativa é reduzir os índices de pobreza da população urbana e rural no Estado, por meio da garantia ao direito humano à alimentação, o acesso à educação, ao lazer, à saúde e a iniciativas de geração de trabalho e renda.
“Infelizmente, com o avanço da pandemia houve aumento da extrema pobreza entre a população mato-grossense, onde mais de 130 mil pessoas estão nesta condição, vivendo com renda de 89 reais por mês”, lembrou o parlamentar.
O projeto propõe a articulação da sociedade, além de integrar e envolver os órgãos do Estado que atuam no combate à pobreza, com o objetivo de desenvolver ações para a sua erradicação, permitindo uma maior eficácia na superação da miséria e da desigualdade em Mato Grosso.
Além disso, empreender ações articuladas com a União e municípios, com o objetivo de potencializar a utilização dos recursos disponíveis; e implementar critérios sociais e regionais, quantitativos e qualitativos, para o combate à pobreza.
O projeto tramita em caráter inicial e ainda será analisado pelas comissões de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso; Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária; e de Constituição, Justiça e Redação.