Projeto em Mato Grosso oferece nova chance no mercado de trabalho a ex-presidiários

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Voltar ao mercado de trabalho é um dos principais desafios para a ressocialização dos egressos do sistema prisional brasileiro.

Para ajudar a diminuir essa dificuldade, iniciativas como a da Fundação Nova Chance do Governo de Mato Grosso são essenciais, direcionando homens e mulheres para trabalhar em empresas dispostas a acolhê-los.

Uma dessas empresas é a Eletroconstro Prestação e Terceirização de Serviços, responsável pela limpeza urbana dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, que já contratou mais de 250 recuperandos desde 2016.

As pessoas encaminhadas pela Nova Chance recebem salário, uniforme, alimentação, vale transporte e capacitação com técnicos de segurança do trabalho, assim como qualquer outro funcionário da empresa.

“Nós temos egressos em diferentes equipes, como, por exemplo, as que fazem limpeza de vias públicas, coleta de lixo, pintura de meio fio e roçagem” explica o diretor da Eletroconstro, Neimar Toledo.

Segundo dados do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, o índice de reincidência de pessoas que já cumpriram pena pode variar entre 60% a 70%, uma vez que sem perspectiva ou oportunidades de reinserção no mercado de trabalho, essa parcela da população acaba voltando a cometer delitos.

Após um ano de prestação de serviços e sem novas infrações perante a Justiça, os reeducandos e egressos têm a oportunidade de efetivação na empresa.

Além de ser uma oportunidade de reinserção na sociedade para os reeducandos e egressos do sistema prisional, um trabalho também representa a garantia de subsistência de várias famílias em situação de vulnerabilidade, destaca a Diretora Executiva da Fundação Nova Chance, Michelli Dias Monteiro.

Para o diretor da empresa, a progressão dos ex-detentos para cargos melhores é comum, pois há muita dedicação de quem está buscando uma nova chance de viver em sociedade.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.