| Projeto do Juvam e parceiros quer devolver o título de “Cidade Verde” a Cuiabá.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Devolver o título de “Cidade Verde” a Cuiabá é o objetivo do Projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, desenvolvido pelo Juvam, Juizado Volante Ambiental da capital em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis e Energisa.
Para tanto, o projeto realizou 271 ações de conscientização em mais de 80 bairros de Cuiabá, que possibilitaram o plantio de quase 70 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em 2019.
Dentre os locais que receberam o plantio de mudas estão o Parque da Família, no bairro Terra Nova, o bairro Morada do Ouro, a nascente do córrego da Prainha, a Rodovia MT-251, a Lagoa Encantada do bairro CPA III, as praças dos bairros Jardim Cuiabá e Jardim das Américas, além dos canteiros e rotatórias da Avenida Miguel Sutil.
Este ano, o foco foi envolver a população nas ações, seja pela iniciativa de pegar as mudas do projeto e plantar em casa, seja na indicação de áreas públicas que precisam de arborização e também na formação de bosques coletivos, onde cada cidadão vai plantar e zelar por uma árvore especialmente sua.
Em setembro, o projeto Verde Novo foi ao CMEI, Centro Municipal de Educação Infantil, Joana Mont Serrat Spindola Silva, no bairro CPA III, que tem 206 alunos de zero a cinco anos.
A ação construiu um pomar com mudas de ingá, tamarindo, amora, goiaba e pitomba e no pátio frontal plantou ipês.
Depois de crescidas, além de produzir alimento para as crianças, as árvores vão gerar sombra no parque que fica bem próximo à plantação.
Na ocasião, ainda foram distribuídas 400 mudas para os pais e funcionários do CMEI e também da Escola Estadual Filogônio de Melo, que fica em frente ao centro.
A engenheira florestal Bruna Zeni, integrante do projeto, destaca que além do plantio e distribuição de mudas o Verde Novo faz um trabalho de conscientização, para mostrar o quanto o replantio vai beneficiar a comunidade.