Projeto do deputado Paulo Araújo prevê multa e punição para quem maltratar animais domésticos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcos Lopes | ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A diretoria de Bem-estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, estima que somente na capital mato-grossense tenha em média 14 mil animais abandonados e os casos de abandono e maus-tratos vêm aumentando gradativamente desde 2018 e se intensificaram em 2020, com a pandemia da Covid-19.

Em 2021, a média registrada pela Diretoria foi de 98 denúncias por mês no primeiro trimestre, o dobro da média mensal dos anos de 2018 e 2019.

Agora quem machucar um animal doméstico poderá ter punições!

É que está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso um Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo, do Progressistas, que determina que pessoas que cometerem maus-tratos contra animais domésticos fiquem proibidas de obter novamente a guarda do animal agredido ou de outros animais, e ainda estabelece multa no valor de mil reais, para o agressor.

“Eu não consigo entender como uma pessoa tem coragem de maltratar um animal. Há uma sensação de impunidade, por parte dos que praticam atos cruéis, a ideia que passa é que não serão punidos”, afirmou Paulo Araújo.

O projeto prevê ainda que sem prejuízo da multa já estabelecida, fica ainda o agressor dos maus tratos responsável por arcar com as despesas veterinárias, medicamentos e tratamentos que forem necessários para a reabilitação do animal agredido.

Araújo lembrou que “é dever do Estado, proteger os animais da extinção e de todo tipo de crueldade'', por isso apresentou a proposta, mais um instrumento com vistas a zelar pela vida e pelo bem-estar dos animais domésticos, impedindo que eles sofram maus-tratos.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.