| Projeto do Dr Gimenez prevê reserva de vagas em hospitais para crianças contaminadas pelo coronavírus.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Um Projeto de lei, de autoria do deputado estadual Doutor Gimenez, do PV, autoriza o governo a destinar hospitais ou leitos de referência exclusivos para o tratamento de crianças e adolescentes acometidos ou com suspeita de coronavírus.
As vagas não podem ser inferiores a 5% do total disponível para o tratamento da doença em Mato Grosso.
Conforme o parlamentar, as equipes de saúde precisam ainda ter profissionais especializados em pediatria e hebiatria ou ter qualificação mínima para a assistência e prestação de cuidados específicos a este público.
“Também orientamos as autoridades públicas a dispor de leitos ou hospitais adaptados para as necessidades dos menores, devendo possuir equipamentos hospitalares e de uso dos pacientes adequados para crianças e adolescentes”.
A nova legislação dispõe ainda que os hospitais de referência deverão possuir brinquedoteca, que deverá ser higienizada a cada duas horas.
Além disso, garante o direito a esses pacientes de serem acompanhados permanentemente por um dos seus pais ou responsável legal, conforme garante o Estatuto da Criança e Adolescente.
“Nós estabelecemos ainda que o protocolo de prevenção à doença deve ser seguido rigorosamente. E para que haja controle e utilização racional dos EPI’s, equipamentos de proteção individual, só será permitida a substituição do acompanhante a cada 24 horas.
Até a última sexta-feira, eram 944 crianças e adolescentes contaminados com a covid-19, ou 7% do total dos doentes com o novo coronavírus.