Projeto de Lúdio Cabral quer obrigar empresas a informar presença de agrotóxico na água

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: JL Siqueira | ALMT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Distribuidoras podem ter que comunicar ao consumidor a presença de agrotóxicos na água.

O projeto é de autoria do deputado Lúdio Cabral e prevê que a indicação por parte das empresas deve ser feita na fatura encaminhada a seus clientes.

A proposta foi apresentada em fevereiro deste ano e estabelece que as informações sejam apresentadas mediante demonstrativo com os resultados das análises mensais.

Lúdio Cabral afirma que Mato Grosso é o maior consumidor de agrotóxicos do Brasil, com mais de 200 milhões de litros de veneno despejados em seu território todos os anos.

O deputado cita ainda levantamento feito pela Agência Pública que apontou a contaminação por um coquetel de até 27 venenos na água de todos os municípios de Mato Grosso que forneceram dados ao Sistema Siságua. 

Segundo ele, muitos desses agrotóxicos são proibidos no Brasil, outros até são autorizados, mas foram encontrados em concentrações muito acima do permitido por lei.

Médico sanitarista, Lúdio Cabral ressalta que “algumas dessas substâncias podem causar intoxicações agudas, outras são carcinogênicas, como o glifosato, outros podem causar doenças crônicas e malformações fetais”.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.