| Projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela prefeitura de Juina ganha mais um prêmio nacional.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Juína ganhou seu terceiro prêmio nacional com o programa “Arte, Leitura e Cultura: Uma bela mistura”.
Desta vez, o município conquistou o disputadíssimo selo do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, criado para estimular, reconhecer, valorizar e difundir projetos exitosos de fomento à leitura em todo Brasil.
O Secretário-adjunto de Cultura de Juina, Adriano Souza, e gestor do projeto, esteve em São Paulo e recebeu o selo das mãos do consagrado escritor Pedro Bandeira, patrono do prêmio.
“Quando nós pensamos este programa lá no início de 2017, jamais imaginávamos chegar até aqui, nosso desejo maior era tirar Juína da escuridão cultural e literária, ” destacou o secretário.
Adriano falou ainda sobre a importância conquistada pelo programa “Arte, Leitura e Cultura: Uma bela mistura” em toda gestão da prefeitura.
“Este programa é intersetorial e tem ações ligadas com praticamente todas as secretarias municipais, ou seja, é um prêmio de toda nossa gestão que colocou este programa no centro do governo e superando as nossas metas de democratização do acesso à leitura”, destacou Adriano.
Este ano, 216 projetos de fomento à leitura, de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal foram inscritos.
Dos 216, 42 foram selecionados como finalistas e estão distribuídos em quatro categorias: Bibliotecas, Cadeia Produtiva, Mídia e Organizações Sociais Civis.
Juína venceu na categoria de Bibliotecas ao lado da biblioteca estadual do Mato Grosso, Estevão de Mendonça.
Antes, o programa "Arte, Leitura e Cultura: uma bela mistura" foi eleito pelo Governo do estado de São Paulo como um dos 15 melhores da América Latina.
O mesmo programa é primeiro na lista de finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020, realizado pela Confederação Nacional de Municípios e a União Europeia.