Projeto da UFMT divulga informações sobre a prevenção da Covid entre indígenas de MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Projeto de extensão da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, divulga informações sobre a pandemia de Covid-19 aos povos indígenas de Mato Grosso.

O conteúdo produzido consiste em arquivos de áudio enviados nos grupos de WhatsApp onde estão o público alvo da ação, com temas que abordam questões urgentes ou educativas relacionadas ao contexto do novo coronavírus.

Os áudios, com duração de quatro a seis minutos, apresentam informações sobre como se prevenir, o que fazer caso esteja doente, como ajudar na contenção da transmissão com barreiras sanitárias, modos de higienização e outros assuntos de preocupação com o contágio em territórios indígenas.

O projeto, intitulado ÁudioZap Povos da Terra, completou dois meses de atividades e já produziu oito programas nas línguas faladas pelas etnias.

“Hoje o meio de comunicação mais fácil e rápido é o WhatsApp, esse aplicativo está disseminado em todos os lugares, inclusive nas aldeias e entre os povos nativos. Assim, o Áudiozap Povos da Terra tem como ajudar, levando as informações de prevenção de forma mais rápida”, explica a coordenadora do projeto, professora Andrea Ferraz Fernandez.

Em cada arquivo de áudio, especialistas e profissionais de saúde dão orientações sobre as formas de combate e tratamento da doença, além da participação de representantes das comunidades contando as experiências com a pandemia e as estratégias de prevenção.

A produção dos episódios é feita de forma integrada por voluntários, indígenas e alunos da UFMT.

O projeto já beneficiou comunidades das etnias Bororo, Chiquitano, Kurâ-Bakairi, Paresí, Tapirapé, Umutina e Xavante.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.