| Projeto garante meia hora de estacionamento gratuito em hospitais e clínicas públicos ou privados.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania é um ponto de coleta do projeto que visa retirar plásticos recicláveis do meio ambiente e ajudar animais de rua, o Tampatinhas.
Servidores, contribuintes e a sociedade em geral poderão contribuir, juntando e doando tampinhas plásticas.
Através da coleta e venda desses materiais recicláveis é possível custear castrações em animais de rua abandonados e que são vítimas de maus tratos.
Podem ser doadas desde tampinhas de garrafas pet, de xampu, de creme dental, de óleo de cozinha, de sucos, e de molhos prontos, por exemplo.
A única orientação é de que antes do descarte nos pontos de coleta, as tampinhas sejam lavadas para evitar a proliferação de odores e bactérias.
A iniciativa, criada há dois meses, já conta com 50 unidades coletoras espalhadas por diversos pontos em Cuiabá e Várzea Grande.
A idealizadora do projeto, Kelly Rondon, explica que o Tampatinhas tem preocupação com a causa animal e ambiental.
“Estamos preocupados com o descontrole populacional causado pelo abandono dos animais que não recebem cuidados adequados. Uma das principais alternativas para driblar essa situação, é a castração desses animais. Além disso, os números de animais de rua vítimas de maus tratos são alarmantes”, pontuou.
Segundo ela, para castrar um gato são necessários 200 quilos de tampinhas para atingir o valor de uma castração. Já para um cachorro, são 400 quilos.
“O projeto ainda visa retirar do meio ambiente quilos e mais quilos de materiais que podem ser reciclados, que se acumulam com facilidade nos leitos e margens de rio, córregos e nascentes e gerar renda”.
Para mais informações sobre o projeto Tampatinhas ligue (65) 98116 – 9510 ou acesse o Instagram: @tampatinhascuiaba.