| Projeto ambiental desenvolvido pelo Ministério Público em Itiquira, recebe o Prêmio Innovare.mp3 | 
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Ministério Público de Mato Grosso foi um dos vencedores do Prêmio Innovare 2019, com o projeto “Olhos da Mata - Coibindo o Desmatamento Ilegal em Tempo Próximo ao Real”, que é realizado no município de Itiquira.
Pela primeira vez na história, uma iniciativa mato-grossense foi premiada na categoria Ministério Público.
O projeto concorreu com outras 165 práticas do país na mesma temática. O vencedor foi anunciado pela ministra Cármen Lúcia, do STF, Supremo Tribunal Federal, responsável por entregar o prêmio ao promotor de Justiça da comarca de Itiquira, Claudio Angelo Correa Gonzaga, e ao engenheiro florestal do Ministério Público, José Guilherme Roquette.  
“Ser contemplado com o Prêmio Innovare é um reconhecimento ao trabalhado inédito do promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga e sua equipe, que possibilita uma ação rápida do poder público contra a prática de crimes ambientais tão dolosos como o desmatamento e as queimadas ilegais, mas também realça o compromisso do Ministério Público de Mato Grosso com a defesa do meio ambiente”, afirmou o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira.
O projeto consiste em um procedimento operacional que combina tecnologias de monitoramento por satélite que emitem alertas, visando coibir o desmatamento ilegal na região.
Cruzando a informação de um alerta com a base do CAR, Cadastro Ambiental Rural, é possível identificar o proprietário do imóvel.
Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare já premiou, homenageou e destacou 226 iniciativas que têm como objetivo principal aprimorar o trabalho da Justiça em todo o país, tornando-a mais rápida, eficiente e acessível a toda a população.