| 02 Projeto AgroFamiliar melhora a renda e a qualidade de vidas de pequenos produtores.mp3 |
Foto da manchete: Agencia Senado
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Agricultores beneficiados com o projeto AgroFamiliar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e coordenado pela Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, já têm garantia de aumento na renda familiar e planejam ampliar a área de produção após serem contemplados com sistema de irrigação.
A iniciativa piloto recebeu investimento de 22 milhões de reais do Governo de Mato Grosso e conta com a participação de 306 produtores rurais.
O projeto conta com a parceria da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, e prefeituras municipais, com objetivo de incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, fruticultura, mandioca, apicultura, piscicultura e turismo rural.
Ao todo, foram entregues 98 kits de irrigação tipo aspersão e gotejamento para agricultores dos municípios de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.
No sítio da produtora Ângela Maria Tavares e da família dela, o sistema para irrigar a produção de maracujá já está em funcionamento.
A propriedade que fica em Nova Brasilândia tem um hectare e a ideia é ampliar a área para mais meio hectare.
Ângela conta que, no período de um ano e sete meses, a renda da família foi somente da venda da fruta nos mercados da região e produção de polpa que comercializa para os vizinhos.
Inicialmente, além da irrigação, o projeto incentiva a apicultura, com a entrega de 240 caixas de abelhas.
O coordenador do projeto, Dionei Ribeiro, que é técnico da Empaer, explica que a proposta foi pensada para fomentar o desenvolvimento regional junto a municípios do Vale do Rio Cuiabá, por meio de ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população.