Programa que será desenvolvido em Mato Grosso quer “esverdear” a cadeia produtiva da pecuária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Nova matriz energética e uso eficiente de energia, da água e dos recursos hídricos; etnoturismo; educação voltada para o trabalho verde; e compras públicas sustentáveis.

Estes são os principais eixos a serem trabalhados no próximo ano pelo Programa Parceria para Ação em Economia Verde, em Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Programa no Estado, Eduardo Chiletto, serão investidos quase três milhões de reais em todas estas ações.

“Vamos trabalhar na transição da pecuária para uma economia verde, como forma de ampliar nossas exportações; e na implementação de uma política industrial voltada para a preservação dos biomas, amazônico, cerrado e pantanal”, destacou Chiletto.

Uma das ações será estabelecer estratégias para o uso de resíduos sólidos na produção de energia renováveis, incluindo resíduos agrícola e do cultivo de árvores, já que Mato Grosso é grande produtor de resíduos orgânicos.  

Paralelamente, serão criados padrões de sustentabilidade na construção e reformas de prédios públicos da administração direta estadual. A meta é a eficiência energética, de uso da água e dos recursos hídricos.   

“Além de contribuir para o aumento da matriz energética mundial e reduzir o descarte inadequado no meio ambiente, ainda gera oportunidade de negócios, renda e maior desenvolvimento econômico, social e ambiental”, explica Chiletto.

Com mais de 30 milhões de cabeças de gado bovino, equivalente a 14% de todo o rebanho nacional, Mato Grosso é o sexto produtor mundial de carne.

Para ampliar ainda mais as exportações pecuárias, a proposta é “esverdear” esta cadeia produtiva.

Também será proposta a criação de um Selo Verde, como forma de encorajar os produtores da agricultura familiar a adotarem práticas ambientais corretas, para reduzir impactos, aumentar suas vendas e, consequentemente, melhorar suas condições de renda e vida.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.