| Programa emergencial do Governo do Estado vai beneficiar 100 mil famílias de baixa renda.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso lançou nesta terça-feira o Ser Família Emergencial, programa que vai atender cerca de 100 mil famílias de baixa renda com a transferência do auxílio em dinheiro no valor de 150 reais, durante três meses.
Segundo a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, o programa vai beneficiar famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade.
“Uma mãe e um pai suportam tudo, menos ver um filho passando fome. E aqui em Mato Grosso temos muita gente nessa situação. Eu vim de família pobre, não passei fome, mas presenciei muitas pessoas passando fome ao meu lado. Então, a minha missão hoje é ajudar as pessoas”, destacou a primeira-dama.
Já o governador Mauro Mendes afirmou que o objetivo do programa é contribuir com a qualidade de vida das famílias atingidas financeiramente pela pandemia da Covid-19.
“O Programa Ser Família já existe, mas entendemos que nesse momento de pandemia era preciso fazer ainda mais. Inicialmente esse programa terá a duração de três meses, mas podemos estendê-lo. Para alguns, que tem muito, isso pode ser pouco. Mas tem gente que não tem 150 reais para colocar comida dentro de casa”, lembrou Mendes.
O benefício financeiro será concedido por meio de parceria com a Assembleia Legislativa, articulada pelo presidente Max Russi junto à primeira-dama.
Ao todo, serão investidos cerca de 45 milhões de reais no programa, sendo 35 milhões dos cofres do Estado e 10 milhões de reais, disponibilizados pela Assembleia Legislativa.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que regulamenta o auxílio será aprovado já nos próximos dias.
O auxílio emergencial será fornecido por meio de cartões, que serão distribuídos e coordenados pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
As famílias serão selecionadas por meio do Cadastro Único, o CadÚnico, do Ministério da Cidadania e também vai contemplar os beneficiários do Bolsa Família.