| Programa Campo Aprendiz do Senar-MT inicia turma em Querência com 80% de mulheres.mp3 |
Voz: Vinícius Antônio
Começaram esta semana, em Querência, as aulas da primeira turma de 2020 do Curso de Aprendizagem em Mecanização Agrícola, que faz parte do Programa Campo Aprendiz.
O treinamento desenvolvido pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato Rural, passou por uma reformulação no início do ano e traz novidades na parte técnica, mas a maior surpresa foi a composição da turma com 80% de mulheres.
Dos 11 inscritos, nove são do sexo feminino.
Melissa Mendes, de 21 anos, deixou a família em Rondônia para atuar como técnica em agropecuária autônoma em Querência. A jovem acredita que a oportunidade lhe garanta mais conhecimento.
"Estou tratando como uma especialização que vai me trazer experiência e abrir as portas para conseguir um emprego com carteira assinada", afirmou a jovem.
Devem participar do treinamento pessoas de 18 a 24 anos que tenham concluído o ensino médio e sejam contratadas na modalidade de jovens aprendizes pelas propriedades rurais.
A carga horária compreende cerca de 960 horas e a previsão para conclusão é março de 2021.
De acordo com o supervisor do Senar Mato Grosso na Regional de Querência, Kleber Muller, serão abordados diversos módulos desde conteúdos básicos até operacionalização de máquinas.
"Eles aprenderão sobre Normas Regulamentadoras do setor, introdução ao cultivo, manutenção de maquinário intercalando a teoria e a prática, ao longo dos nove meses de contrato."
A partir da reformulação do Programa em 2020, há a possibilidade de funcionários de várias empresas participarem da mesma turma. Anteriormente, os grupos eram compostos apenas por trabalhadores da mesma propriedade.