Profissionais do Comando Especializado participam de palestras de prevenção ao suicídio.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Aproximadamente 350 policiais do BOPE, ROTAM, Regimento de Policiamento Montado, Batalhão de proteção Ambiental e Batalhão de Policiamento de Trânsito receberam orientações sobre fatores de risco, estados afetivos, depressão e entre outros temas durante palestras no mini-auditório da Secretaria de Estado de Saúde, em Cuiabá.
Na ocasião, os presentes puderam debater e tirar suas dúvidas sobre o assunto. “Essas informações nos permite aprender ainda mais sobre comportamentos típicos de suicídio, quer seja em nossos companheiros de profissão, nós próprios, familiares ou um desconhecimento. Esse trabalho vem de encontro a um mal silencioso e altamente perigoso para nossos policiais militares. Se tivermos um comportamento adequado para acolher, identificar o sinais, podemos salvar vidas”, conta o tenente-coronel Dalton Luiz.
Para muitos, o suicídio é um tabu e as pessoas evitam este assunto. O Major Carlos Evane ressalta que os dados brasileiros são preocupantes com tamanha incorrência. Ações como essa permitem os policiais a receberem encaminhamentos e tratamentos de saúde adequada.
João Dorileo, da ROTAM, ainda conforta-se ao perceber que os comandantes-gerais estão preocupados com o bem estar da tropa, pois se sentem acolhidos e confortáveis ao saber que o assunto está em pauta dentro das unidades.