Professora da Unemat de Alta Floresta faz parte de equipe que desenvolve pesquisa para criação de vacina contra a Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Uma professora da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, integra rede de pesquisa que estuda o novo Coronavírus.

O projeto é amplo e tem três objetivos principais. O primeiro deles é a produção de uma vacina oral, segura e viável, para prevenção da Covid-19, utilizando bactérias benéficas aos seres humanos.

Os outros objetivos visam estudar o conjunto de microrganismos do trato respiratório de pessoas infectadas, além de identificar os diferentes tipos virais circulantes na região de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Em Mato Grosso, o projeto tem a participação da professora vinculada ao câmpus da Unemat de Alta Floresta, Julliane Dutra Medeiros, doutora em Genética, com pós-doutorado em Microbiologia.

Sua atuação no projeto será nas análises de dados com a utilização de ferramentas computacionais, área conhecida como bioinformática.

A pesquisadora ajudará na análise do material genético do novo Coronavírus na busca por candidatos para a vacina, além da análise do DNA das bactérias presentes no trato respiratório. 

A professora lembrou que, neste momento de pandemia, é muito importante unir forças e mostrar para a sociedade o papel da ciência nacional de qualidade.

Ela disse que esse projeto é muito importante para a ciência brasileira porque é uma iniciativa 100% nacional, com atuação de pesquisadores de diversas instituições públicas de vários estados.

Segundo a professora a estratégia metodológica que deve ser utilizada é diferente das atuais vacinas que estão em fases mais avançadas, mas, mesmo assim, ela tem um potencial bem importante.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.