Produção industrial cai em fevereiro e interrompe nove meses de alta

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A produção industrial brasileira caiu 0,7% em fevereiro na comparação com janeiro, interrompendo uma sequência de nove meses de alta. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve avanço de 0,4%, a sexta taxa positiva consecutiva nessa base de análise. Os resultados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

O levantamento revela que, em 12 meses, a indústria registra queda de 4,2%, mas, no ano, ainda acumula alta de 1,3%. Segundo o IBGE, com a interrupção da sequência de altas, o setor se encontra 13,6% abaixo do patamar recorde alcançado em maio de 2011 e 2,8% acima do nível pré-pandemia, verificado em fevereiro de 2020.

Três das quatro grandes categorias econômicas da indústria tiveram queda, com recuo em 14 dos 26 ramos pesquisados.

Entre as atividades, a principal queda foi observada no segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias, que apresentou queda de 7,2% na passagem de janeiro para fevereiro. O resultado pode ser explicado pelo desabastecimento de insumos e matérias primas, mas também por outros fatores, como o grande número de desempregados, o aumento de preços, dificuldades no mercado internacional e a interrupção da concessão do auxílio emergencial no final do ano. 

O estudo também destaca como influência negativa os resultados verificados nos seguintes ramos: da indústria extrativa, equipamentos de transporte, bebidas, além de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Por outro lado, máquinas e equipamentos, produtos químicos, de metal e minerais não-metálicos tiveram resultados positivos.

Também registraram alta na pesquisa de fevereiro os ramos de metalurgia, produtos de borracha e de material plástico, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, celulose, papel e produtos de papel e produtos têxteis.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.