| Procon-MT faz monitoramento contra aumento abusivo nos preços.mp3 |
Vinícius Antônio
O Procon-MT está atento aos aumentos abusivos nos produtos vendidos no Estado em resposta ao aumento na alíquota do ICMS pelo Governo de Mato Grosso.
Entre os produtos com o maior aumento está o etanol. Nesta semana, o preço chegou a 3 reais e 19 centavos e o órgão já encontrou aumento da margem de lucro dos postos. Há casos, segundo o Procon, de elevação da margem de lucro irregular de 12% para 19%.
Segundo a superintendente do órgão, Gisela Simona, o impacto do aumento da tributação sobre o etanol seria de 0,05 centavos para cada litro. Antes do aumento, o combustível era encontrado com facilidade por 2 reais e 89, nesta semana atingiu o pico de 3 reais e 19 centavos.
Gisela disse que o órgão passou a checar e viu que em alguns casos houve aumento na distribuidoras, em outros caso o que houve foi aumento na margem de lucro, o que não é permitido, já que não houve justa causa para o aumento. Nestes casos, o Procon vai autuar os postos que praticaram a ação contra o consumidor.
Gisela destaca que vivemos num mercado de livre concorrência, mas é necessário justa causa e o monitoramento agora permite saber a margem de lucro que os donos de postos tinham em dezembro e quanto estão tendo em janeiro.
"É importante que agora o consumidor faça pesquisa de preço, é importante que o motorista abasteça onde o preço é menor, tem combustível na cidade que ainda estão com preços mais baixos", afirmou Gisela.