Presos de Mato Grosso se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Noventa e três presos de quatro unidades prisionais de Mato Grosso se classificaram para a segunda fase da décima quinta Olimpíada Brasileira de Matemática.
Participaram das provas da primeira fase 850 reeducandos estudantes da Escola Estadual Nova Chance em unidades de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.
Também fizeram as provas 49 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em unidades de Cuiabá e Cáceres.
Entre os reeducandos, foram aprovados para a próxima fase da olimpíada 63 presos que estão cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e mais 30 do ensino médio.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação nas Prisões, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Fabiana Magalhães, a Olimpíada de Matemática dá oportunidade aos estudantes, sejam eles privados de liberdade ou não, de praticar o conhecimento aprendido.
“No caso dos reeducandos, também os prepara para exames posteriores, como o Enem e Encceja, que são realizados dentro das salas de aula nas unidades prisionais", destacou a coordenadora.
Em Mato Grosso, existem salas de aula em atividade em 49 unidades prisionais, que representam para muitos reeducandos a porta de entrada para uma nova oportunidade e a chance de seguir um rumo diferente na vida.
As 102 salas de aulas são extensões da Escola estadual Nova Chance, responsável pelo ensino nos presídios, que tem dois mil 556 reeducandos matriculados na educação básica.
A Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, e a Penitenciária Regional de Rondonópolis, abrigam o maior percentual de estudantes.
As provas da segunda fase da Olimpíada de Matemática serão aplicadas no dia 28 de setembro.