Presidentes ligados ao Mercosul celebram 30 anos de criação do bloco

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Sayonara Moreno, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para comemorar os 30 anos da criação do Mercosul, os presidentes dos quatro países-membros se reuniram nesta sexta-feira, por videoconferência. Do Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia, ao lado dos ministros da Economia, Paulo Guedes e de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Bolsonaro destacou que o mundo vive um momento difícil, devido à pandemia de covid-19, e que os países integrantes do bloco devem encarar como oportunidade de fortalecer a união, respeitando a liberdade e a democracia. O presidente brasileiro destacou os avanços dos países-membros, desde a criação do Mercosul e propôs uma modernização do bloco, respeitando as diferenças de pensamento.

O Mercosul é presidido, temporariamente, a cada seis meses, pelo presidente de cada um dos países integrantes do bloco. Desde dezembro, a liderança está a cargo do presidente da Argentina, Alberto Fernández. Ao abrir o encontro, o mandatário do país vizinho destacou o compromisso do Mercosul com os direitos humanos, a democracia e a diversidade. Também propôs a criação de observatórios para dar atenção a questões que considera importantes.Uma terceira medida proposta pelo presidente argentino diz respeito à atenção a agenda ambiental.

Também participaram da transmissão online, os presidentes do Paraguai, Mario Abdo Benítes e do Uruguai, Luis Alberto Pou.

O tratado de Assunção é o documento que prevê a criação do Mercosul – Mercado Comum do Sul, acordo de livre mercado entre os países-membros Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Assinado em 26 de março de 1991, o documento prevê, entre outras medidas, a livre circulação de bens e serviços entre os países integrantes.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Sâmia Mendes

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.