Jurandir Antônio
O Tribunal de Contas do Estado, realizou, nesta quinta-feira, uma reunião, via internet, com a participação do presidente da Corte de Contas, conselheiro Guilherme Maluf, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, e do presidente da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, para tratar de assuntos referentes à saúde pública em Mato Grosso e outras medidas, como ação preventiva, distribuição de remédios e construção de um hospital de campanha.
O deputado Eduardo Botelho fez um balanço das ações realizadas pela Casa de Leis e outros projetos que estão sendo debatidos para entrar em pauta durante o pós-pandemia.
"Temos que pensar na economia e na geração de emprego depois que passar tudo isso", destacou Botelho.
Já o presidente Guilherme Maluf disse que o TCE está fiscalizando a rigor os investimentos de todo estado, mas quando o assunto é distribuição de remédios, como Kit Covid, precisa ser algo indicado por médico e não uma atitude politiqueira.
"Sou contra a distribuição de remédio em caráter politiqueiro. Se é pra entregar remédio para tratar da doença no início, ótimo. A unidade básica de saúde dos municípios precisa se preparar para isso. Não é fazer campanha em cima de remédio pra covid", afirmou Maluf. ,
Já o presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que é necessário que os municípios do interior tenham uma atenção maior por parte do governo do estado e federal. Que a fiscalização tem que existir, mas que tanto o TCE quanto a Assembleia precisam ajudar essas localidades a conquistar mais investimentos.
"Às vezes o município até pode ter uma UTI, mas ninguém quer morar na cidade porque a cidade é pequena ou está sem ajuda para estruturação. Com isso, só os centros recebem investimentos. Precisamos olhar para o interior e ajudá-los a crescer", alertou o presidente da AMM.