| Presidente do IBGE vai estar em Cuiabá nesta sexta feira por causa do Censo de 2022.mp3 |
Foto da manchete: Tomaz Silva | Agência Brasil
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Presidente Substituto e Diretor de Pesquisas do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cimar Azeredo, vai estar em Mato Grosso nesta sexta-feira;
Ele vai estar acompanhado da Superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, que também poderá dar entrevista.
No dia 28 de fevereiro, o IBGE encerrou a coleta regular do Censo e atua desde então na Etapa de Apuração, que compreende os trabalhos de Análise dos Dados do Censo.
Segundo o Instituto, nessa nova fase vai ser necessário retomar às ruas para trabalhos de supervisão pontual, a ser realizada pela equipe especial de supervisores; crítica e consistência dos dados, imputação dos dados, análise dos primeiros resultados, até a definição da divulgação dos primeiros resultados, que deve ser feita no final de abril.
Por conta de todos esses cuidados relacionados ao controle de qualidade do censo, que inclui checagem, verificação e refinamento da coleta, nesta Etapa de Apuração, o IBGE frisa que algumas casas ainda vão receber visitas de recenseadores ou supervisores.
De primeiro de agosto do ano passado, até primeiro de março deste ano, a Superintendência do IBGE em Mato Grosso recenseou três milhões 125 mil 587 moradores em um milhão 544 mil 825 domicílios visitados.
Esse total de moradores recenseados representa 87,62% da população estimada em MT em 2021. O balanço aponta ainda que 135 mil e 93 domicílios de Mato Grosso estavam com os moradores ausentes.
Ao todo, 3,14% dos domicílios mato-grossenses se recusaram a responder ao Censo 2022, enquanto que o percentual de recusa na PNAD Contínua, Pequisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, no terceiro trimestre de 2022 foi de 2,83%.
Ainda se espera que esse percentual de recusa seja reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.