Prefeitura de Várzea Grande reforça saúde para atender explosão de casos de gripe

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

 

Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti

Após o aumento da incidência de casos de H3N2, uma mutação da Gripe Influenza em Várzea Grande, o prefeito Kalil Baracat determinou ao secretário de Saúde, Gonçalo Barros, um reforço no sistema de saúde do município para atender o aumento da demanda.

Com isso, cerca de 30 médicos, além de enfermeiros e técnicos, já reforçam as quatro unidades que foram destinadas para atendimento dos casos de gripe, como as UPAs IPASE e Cristo Rei, e as Clínicas de Atenção à Família do Jardim Glória e do 24 de Dezembro.

 “Além do remanejamento de profissionais médicos e de enfermagem, o Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande também recebe os casos mais graves da Gripe H3N2 e todos que procurarem atendimento serão atendidos, receberão tratamento e medicamentos e, se necessário, exames e até mesmo internação que é no último caso”, disse o prefeito.

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, nos últimos sete dias houve um aumento no atendimento de pessoas entre sete mil e 200 e nove mil e 800 atendimentos extras.

Kalil Baracat lembrou que quase 58% dos atendimentos realizados foram de pacientes de outras cidades do Estado e até mesmo de Estados vizinhos e até mesmo de outros países com quem Mato Grosso faz fronteira.

Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, as UPAs, que, em média, atendiam entre 500 e 800 pacientes e estão realizando mais de mil e 500 procedimentos por dia.

O prefeito Kalil Baracat disse que é fundamental que todos os 141 municípios e mais o Governo do Estado trabalhem em um sentido único, pois se cada ente adotar uma providência fica difícil se combater diversas epidemias como essas.

 “Não vou politizar uma situação de saúde pública, mas que tem gestores que pegam seus pacientes e repassam para outras cidades, isto é o que mais acontece, o que acaba provocando o quadro visto em diversas unidades de saúde”, alertou Kalil Baracat.

O prefeito pediu ainda que as pessoas se conscientizem do momento que estamos vivemos e resguardem sua saúde, bem como a saúde de seus familiares, usando máscara e álcool em gel, e respeitando o distanciamento social.