Prefeitura de Várzea Grande amplia ações de proteção a pessoas em situação de rua

Áudio

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Uma ação conjunta das secretarias municipais de Defesa Social, Assistência Social, Guarda Municipal, Polícia Militar e Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Vereadores, foi articulada para atender pessoas em situação de rua em Várzea Grande.

Em apenas um dia, 12 pessoas foram abordadas e receberam serviços de higienização, alimentação, atualização cadastral para inserção em programas sociais como o Cadastro Único; corte de cabelo, encaminhamento a atendimento médico, inserção familiar, confecção de novos documentos de identificação, além do teste rápido de Covid-19.  

De acordo com o secretário de Defesa Social, Coronel Alessandro Ferreira da Silva, a primeira ação ocorreu na região central da cidade, um dos locais preferidos para a população em situação de rua. E, novas abordagens para atender a este público devem ocorrer mensalmente.

“É determinação do prefeito Kalil Baracat que juntamente com a Guarda Municipal tenhamos uma atuação preventiva, na segurança dos empresários e frequentadores da área central da cidade, bem como possamos oferecer também um atendimento digno e humano as pessoas em situação de rua”, explicou o secretário de Defesa Social.  

Segundo o gerente do Centro de Referência Especializado para População em situação de rua, Jovanil Flores da Silva, estão cadastrados no serviço ao menos 80 pessoas.

“São pessoas que sempre utilizam os serviços essenciais e de cidadania, mas desde o início da pandemia do novo coronavírus, intensificamos esse trabalho oferecendo materiais de higiene, máscaras, refeições, alimentos, além de serviços de saúde”, explica Jovanil.   

O gerente lembra ainda que em várias situações é possível inserir as pessoas que vivem em situação de rua em projetos sociais, com moradia e emprego.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.