| Prefeitura de Sinop usa drones para verificar terrenos contra a Dengue.mp3 |
Vinícius Antônio
Devido ao surto de dengue que acontece na cidade de Sinop, a prefeitura começou a utilizar drones, para vistoriar as casas onde os agentes de combate a endemias não conseguem entrar durante as ações de orientação e fiscalização contra a doença.
Segundo o secretário de Saúde, Gerson Danzer, nos imóveis fechados com quintais sujos será deixada uma notificação para que o morador entre em contato com o Centro de Endemias em, até, 24 horas, mostrando interesse e se dispondo à receber as equipes. Caso contrário, a lei municipal que permite a entrada dos agentes, junto com a Polícia Militar, será executada.
Na primeira semana de mutirão, aproximadamente 40% das casas foram encontradas fechadas ou houve resistência do morador em abrir as portas.
Com o registro de mortes e internações provocadas pela dengue, o poder judiciário da cidade decretou que o expediente no Fórum fosse reduzido na sexta-feira. A medida foi assinada pelo juiz e diretor do Fórum, Cléber Zeferino de Paula, que decretou o fim dos trabalhos às três horas da tarde para que a parte externa e interna da sede fossem dedetizadas.
Em dois meses, três pessoas morreram com suspeita de dengue na cidade. Duas delas em dezembro e uma em janeiro. Outros 30 casos estão sendo investigados e três pacientes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva com suspeita da doença.