Prefeitura de Juína inova e implanta faixa para travessia de capivaras em via pública

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Prefeitura de Juína

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A cidade de Juína implantou uma faixa exclusiva de pedestres para capivaras na região da cidade conhecida por Lagoa da Garça.

Os animais ganharam o espaço de travessia depois que moradores alertaram a prefeitura sobre o perigo de atropelamentos no local.

A prefeitura decidiu pintar patinhas amarelas de capivaras ao lado da faixa branca de pedestres tradicional, para chamar a atenção de quem circula a pé ou de veículo pela via.

 

A ilustração serve de alerta para que motoristas reduzam a velocidade no local. Placas também serão instaladas para emitir avisos de cuidado.

De acordo com dados publicados em 2019 pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, vinculado à Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, mais de dois milhões de animais de médio e grande porte morrem atropelados em rodovias todo ano, sendo que a capivara ocupa o quinto lugar deste montante em número de atropelamentos.

A maior vítima, com mais de um milhão de mortes por ano, é o cachorro-do-mato. Depois vem o tamanduá-mirim, seguido por tatus, tamanduá-bandeira e a capivara. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.