Prefeitura da capital mato-grossense entra na Justiça para garantir aumento no IPTU

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Vinícius Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

A Prefeitura da capital entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso derrubar a lei que aumentava o valor do IPTU.

A decisão da Justiça, acolhendo um pedido feito pelo Ministério Público Estadual, alegou que os valores eram elevados e incompatíveis com a capacidade dos contribuintes.

A prefeitura afirma que a decisão foi proferida em desacordo com o ordenamento jurídico pátrio, causando lesão à ordem e à economia pública municipal.

O Ministério Público apontou inconstitucionalidade na atualização da cobrança e citou exemplos, como o aumento do valor do metro quadrado da Avenida Oátomo Canavarros, no Bairro Morada do Ouro, que passou de 100 para 380 reais, configurando um aumento de 380%, e o aumento do maior valor do metro quadrado no Bairro Jardim Itália, que passou de 220 para 900 reais, um aumento de mais de 400%.

A Prefeitura de Cuiabá alega que não acontece reajuste do IPTU há 12 anos e que a lei de aumento foi aprovada em 30 de dezembro de 2022, através da atualização da planta genérica do município com a estimativa do valor vendido dos imóveis e terrenos das regiões urbanas.

A orientação do MP é que os contribuintes não paguem o carnê até que haja uma nova decisão.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.