Prefeitura da capital lança Balsa Ecológica que vai recolher lixo no leito do rio Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Radio News

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega nesta segunda-feira, 24 de junho, mais uma ferramenta inovadora que vai fazer parte do conjunto de ações voltadas para o recolhimento e destinação de lixo.

 

Com a ideia de potencializar as atividades de preservação daquele que é considerado o maior patrimônio natural da cidade, a Prefeitura da capital passa a realizar o trabalho de coleta fluvial no Rio Cuiabá com a primeira Balsa Ecológica.

 

A chegada da Balsa Ecológica integra as medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos.

 

Conforme o plano de atuação, o trabalho será feito todos os dias e vai contar com três funcionários, sendo um operador e dois ajudantes.

 

A balsa tem sete metros e 20 centímetros, e três metros de largura e laterais com um metro e 10 de altura, com tela de uma polegada.

 

Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.

 

“Não poderíamos passar esse momento de celebração dos 300 anos sem nos lembrarmos do nosso maior símbolo, que é o Rio Cuiabá. A cidade cresceu a partir do rio e precisamos dar a ele o tratamento que merece”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

De acordo com o planejamento montado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com a empresa responsável pela coleta, a ideia é que o barco vá além do trabalho de coleta em si e em momentos programados a embarcação seja utilizada para a realização de atividades de educação ambiental.

 

Uma das principais bandeiras levantadas pela Prefeitura de Cuiabá tem sido a adoção de práticas de sustentabilidade. Isso porque, além intensificar a preservação ambiental, a melhoria no recolhimento de lixo impacta diretamente na saúde preventiva da população.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.