Preço do etanol dispara nas bombas e assusta motoristas da grande Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Os motoristas da região metropolitana de Cuiabá levaram um susto na manhã desta terça-feira.

 

É que o preço do etanol aumentou outra vez e o litro já é comercializado, em média, a três reais e 19 centavos em alguns postos de combustível da capital.

 

Na semana passada, o preço médio praticado em Cuiabá era de três reais e oito centavos.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Mato Grosso teve a maior alta do país no preço cobrado pelo etanol entre 12 e 18 de janeiro.

 

O estado registrou um aumento de 4,46%, enquanto a média nacional foi de 4,27%.

 

A crescente deve permanecer esta semana. De acordo com o Sindipetróleo, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso, o preço do litro do etanol hidratado se mantém em alta no estado impulsionado por reajustes nas usinas e também nas distribuidoras. 

 

Ainda conforme o sindicato, o preço repassado ao consumidor leva em consideração uma combinação de fatores, para além dos valores praticados pelas usinas e distribuidoras.

Desse modo, o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares, defende que os donos de postos de combustíveis não podem ser responsabilizados pelas constantes altas. 

 

 "O Sindipetróleo esclarece que o mercado é livre e é formado por diversos agentes, portanto, os postos definem seus preços utilizando como referência os custos operacionais e de aquisição de produtos nas distribuidoras. Não podem ser responsabilizados pelos reajustes", destaca Nelson Soares.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.