| 06 Por iniciativa do deputado Beto, Assembleia Legislativa instala Câmara Setorial Temática da Cultura.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Com o Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa lotado por artistas, produtores, gestores e agentes culturais, a Câmara Setorial Temática da Cultura foi oficialmente instalada nesta terça-feira.
A proposta de criação da Câmara foi uma iniciativa do deputado Beto Dois a Um, do PSB, e contou com o apoio de todos os parlamentares.
Representantes de 35 municípios participaram da sessão especial, e mais de 250 pessoas compareceram à cerimônia.
A Câmara Temática tem o objetivo de diagnosticar, avaliar e discutir políticas públicas para o fortalecimento do setor da cultura de Mato Grosso.
Entre apresentações artísticas e pronunciamentos em defesa dos direitos dos profissionais de cultura, os pontos que mais ganharam destaque foram a municipalização da cultura, a descentralização dos recursos, a continuidade dos editais de fomento e construção de políticas públicas permanentes.
Na oportunidade, o deputado Beto Dois a Um lembrou que o Estado tem dimensões continentais e, precisa de políticas públicas inclusivas que coloquem todos em condições de igualdade de disputar editais, senão a cultura não avança.
Beto defendeu ainda a municipalização da cultura como pauta prioritária, além do fortalecimento dos gestores municipais.
Para o secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, o maior desafio da Câmara Temática da Cultura será o de encontrar uma solução para transformar a Cultura em política pública.
Já o vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso, Adnilson da Silva Lara, o DJ Taba, destacou a importância da cultura na economia do Estado e dos municípios.
Taba lembrou que a cada um real gasto no setor cultural, Mato Grosso tem um retorno de cerca de três reais, movimentando os setores de hotelaria, alimentação, mercados e tudo mais que envolvem a cadeia produtiva do setor.