Policia Civil deflagra operação para prender membros de uma organização criminosa envolvida numa fraude ambiental de 160 milhões de reais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou ontem a operação “Terra à Vista” para prender pessoas suspeitas de envolvimento em uma fraude ambiental que ultrapassa os 160 milhões de reais. No total são 128 mandados de prisão e 12 de buscas e apreensão.  

 

O objetivo é investigar uma organização criminosa que atuava na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), fraudando o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais, Sisflora.   

 

 Os alvos são representantes legais e operacionais das empresas, engenheiros florestais e ex-servidores da Sema.  

 

 No total, teriam sido emitidos créditos referentes a 118 mil m³ de madeira inexistente.

A transferência destes créditos permite o desmatamento ilegal em outros locais que não aqueles registrados junto à secretaria, inclusive em outros Estados.

 

A juíza Ana Cristina Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, afirmou que o grupo alvo da operação Terra à Vista, criou 10 madeireiras fantasmas para receber créditos fraudulentos, por meio do Sisflora.

Os mandados de prisão e apreensão são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande e em outros 20 municípios, a maioria na região norte do estado.