| Plataforma da Sema permite que população tenha acesso a alertas de desmatamento em MT.wav |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Sema lançou a nova versão da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal do Estado de Mato Grosso.
A atualização da ferramenta permite que a população consulte os alertas de desmatamento e outras mudanças na cobertura da vegetação nativa, como exploração florestal ou degradação pelo fogo, por exemplo.
Conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a plataforma mostra a crescente evolução das ações do Governo de Mato Grosso com o objetivo de aproximar a prestação de serviço ambiental da sociedade, permitindo o controle, o acesso à informação e ao resultado das medidas corretivas que vêm sendo aplicadas em prol do meio ambiente.
A disponibilização das informações aumenta a transparência e o monitoramento do desmatamento com imagens de alta resolução de todo o território mato-grossense, abrangendo uma área total de 903 mil quilômetros quadrados.
O sistema utiliza a tecnologia da constelação Planet Scope, com mais de 130 satélites que diariamente captam imagens do Estado.
Desde julho de 2019, a Sema utiliza a plataforma para intensificar as ações de fiscalização no combate ao desmatamento ilegal.
A ferramenta foi contratada pelo Programa REM, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, com recursos da Alemanha e Reino Unido.