Plano de imunização só será fechado após Anvisa aprovar vacina

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Dayana Vítor - Brasília

Nos últimos dias, tivemos boas notícias sobre as vacinas contra a Covid-19, pois alguns laboratórios divulgaram estudos que comprovam proteção de mais de 90% de seus imunizantes. Mas nenhuma vacina ainda foi aprovada pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para ser aplicada aqui no Brasil.

Em setembro o governo criou uma Câmara Técnica para elaborar o plano de imunização. Participam desse grupo membros do Ministério da Saúde, Anvisa, Sociedade Brasileira de Imunologia, Conselho Federal de Medicina e outros especialistas.

Reuniões estão ocorrendo para definir quais os grupos prioritários de vacinação, como os imunizantes serão distribuídos, recebidos e armazenados. Também como será o registro de quem for vacinado e de que forma essas pessoas serão acompanhadas após receberem as doses.

A versão final desse plano de vacinação contra a Covid-19 só será definida após a Anvisa aprovar imunizantes contra a doença, como explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.

O secretário também revelou alguns critérios que podem ter as vacinas que deverão ser distribuídas à população.

Apesar de o plano de vacinação ainda não ter sido concluído, a ideia é que profissionais de saúde e dos grupos de risco da Covid-19 sejam os primeiros a receberam a proteção. Lembrando que, aqui no Brasil, são realizados estudos das vacinas de Oxford, da Coronavac e da Jonhson e Jonhson, por exemplo.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.