| Piracema começa em outubro, mas nas áreas de proteção a pesca é proibida o ano todo.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O período de defeso da piracema em Mato Grosso será entre os dias dois de outubro de 2023 e 1º de fevereiro de 2024.
A data foi definida durante reunião ordinária do Cepesca, Conselho Estadual de Pesca, que aconteceu no fim do mês de abril.
O Conselho decidiu manter o mesmo período dos últimos anos em todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso, baseado nos estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no Estado.
Os dados técnicos foram apresentados pela doutora em Ciências Biológicas e professora da Universidade Federal de Mato Grosso Lúcia Aparecida de Fatima Mateus.
Por outro lado, a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, alerta que, nas unidades de conservação da categoria de proteção integral, a atividade da pesca é proibida durante todo o ano.
Ao todo, Mato Grosso tem 68 áreas protegidas sob a jurisdição da União, do Estado ou do Município.
Portanto, quem vai pescar no rio Paraguai ou Juruena, por exemplo, deve estar atento aos trechos dos rios que cortam as áreas de Unidades de Conservação.
No caso do Juruena, há restrição no trecho que corta o Parque Nacional do Juruena e o Parque Estadual Igarapés do Juruena.
Já para o rio Paraguai, o pescador deve estar atento às áreas do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e do Parque Estadual do Guirá.
E se a intenção for pescar no rio das Mortes, fica proibida a prática da pesca no trecho do curso d'água que cruza o Refúgio da Vida Silvestre Quelônios do Araguaia.