PF deflagra operação na região do Araguaia para desarticular esquema de desvio de dinheiro público

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta quarta-feira, a 3ª Fase da Operação Tapiraguaia.

 

O objetivo da ação é desarticular um esquema criminoso que frauda licitações, desvia recursos públicos e pratica corrupção ativa e passaiva.

 

Os alvos foram o ex-prefeito da cidade de Serra Nova Dourada, no período de 2013 a 2016, Edson Yukio Ogatha, além do representante da empresa Construtora Juruena, Nelson Renato Lemos Melo e também do presidente da comissão de licitação durante o período da investigação, Meudra Pereira dos Santos. 

 

Nove medidas cautelares foram cumpridas em Cuiabá, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada.

 

São seis mandados de busca e apreensão, três sequestros de bens, quatro afastamentos de função pública e uma proibição de contratar com o poder público.

 

As investigações conduzidas pela Delegacia da PF em Barra do Garças apontam que em 2014 o município de Serra Nova Dourada firmou convênio com o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

 

O contrato, estimado em um milhão e 400 mil reais, previa a construção de estradas e pontes que beneficiariam o Projeto de Assentamento Bordolândia. 

 

Entretanto, até março de 2017 os serviços não haviam sido executados em sua integralidade pela empresa contratada e os que haviam sido realizados não atendiam às especificações do projeto básico, causando prejuízos ao erário público.

 

Os bens dos investigados foram sequestrados e permanecerão à disposição da Justiça. 

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.