| As pessoas estão procurando o Centro de Triagem Covid-19 em estágio avançado de infecção.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que é “assustador” o aumento no número de pessoas que procuram o Centro de Triagem com sintomas da covid-19.
O Centro, que funciona na Arena Pantanal, em Cuiabá, foi implantado para a população começar o tratamento da doença sem que seja necessária uma internação.
Segundo Figueiredo, o fluxo de pacientes no local já semelhante ao registrado nos primeiros dias de funcionamento, quando o Estado vivia o pico da infecção.
“O resultado do Centro de Triagem é assustador. Quando iniciamos o atendimento, nós prevíamos atender apenas 600 pessoas por dia. Agora, estamos atendendo quase mil”, alertou o secretário.
Na avaliação de Gilberto Figueiredo, o município não tem feito o atendimento correto nas unidades de atenção básica, por isso, alguns pacientes chegam a unidade com a infecção em estado avançado e precisam ser encaminhadas ao hospital.
“Tem paciente que está indo para Arena Pantanal e saindo de lá direto para a internação. Os pacientes deveriam estar sendo atendidos nas UPAS dos municípios e de lá sendo direcionado para o leito de enfermaria”, destacou Figueiredo.
O secretário de Saúde questionou ainda a baixa taxa de ocupação nos leitos de enfermeira dos hospitais da capital, mesmo com o aumento dos casos da doença.
“A enfermaria é ponto inicial para tratamento para evitar que o paciente precise de uma UTI”, ressaltou Figueiredo.