Pesquisa realizada no IFMT de Alta Floresta conclui que gatos podem pegar Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Gatos domésticos podem pegar Covid-19 e transmitir a doença para outros animais da mesma espécie.

Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada no IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Alta Floresta, que detectou a presença do coronavírus em dois gatos domésticos.

As responsáveis pelo estudo são a professora de veterinária Laila Natasha Santos Brandão e a estagiária em zootecnia Daniela Paula Homochisnki, que compõem a equipe de diagnóstico de Covid-19 do Campus. 

A pesquisa começa com Tom, um gato da estagiária, que costumava ficar solto pela vizinhança. E em abril deste ano, o Tom passou quase 10 dias sumido de casa, e quando retornou apresentava problemas respiratórios.

A pesquisadora Daniela, curiosa com os sintomas, pediu autorização para que o gato fosse testado para saber se era um caso de gripe comum ou de Covid-19.

E sobre orientação da professora, fez coleta do material necessário para pesquisa, quatro dias após o retorno do animal.

E o resultado positivo surpreendeu as pesquisadoras, que em seguida fizeram a testagem também em uma gata que convive com o animal já infectado. A fêmea chamada de Mimi também teve resultado positivo.

A estagiária, dona dos animais, também foi testada, contudo, ela já havia tomado as duas doses da vacina Coronavac, por fazer parte do grupo de pesquisa de diagnóstico de Covid. E, por isso, não foi detectado nenhum sinal do vírus.

A professora veterinária Laila Brandão, destacou o fato da estagiária estar vacinada, pode ter sido um fator dela não ter sido contaminada pelos gatos, mas a pesquisa não pode afirmar se o vírus é transmissível de gatos para humanos.

A única descoberta comprovada no estudo, é que um animal pode transmitir para outro da mesma espécie.

Para as pesquisadoras o resultado, por mais que tenha sido de apenas dois animais, deve ser considerado importante, pois ainda pouco se conhece sobre a Covid-19. 

Segundo a tutora do casal de gatos, Tom e Mimi, que fez parte da pesquisa, os animais se recuperaram e estão completamente saudáveis.

No site sapicua.com.br, você encontra um link para conhecer os detalhes da pesquisa que aponta que gatos domésticos podem pegar Covid-19.

 

Dados sobre pesquisa que aponta que “gatos domésticos podem pegar Covid-19”.

Revista científica internacional Reserach, Society e Development.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.