Pesquisa da Unemat mostra aumento das mortes por covid-19 na região oeste de MT

Áudio

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

Pesquisadores da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, e do Escritório Regional de Saúde de Cáceres divulgam nota técnica conjunta, em que avaliam dados de Covid-19 na região de Cáceres.

 

O documento apresenta um conjunto de indicadores, que vão desde a capacidade de atendimento do sistema de saúde e o perfil epidemiológico, como transmissão comunitária, taxa de contágio, disponibilidade de leitos, redução de óbitos, taxa de positividade.

 

A análise foi realizada em Cáceres e nos 12 municípios que integram a região Oeste de Mato Grosso.

 

A nota técnica foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, que inclui 12 pesquisadores das áreas de Enfermagem, Biologia e Farmácia, e integram o projeto de pesquisa intitulado “Covid-19: cenário na região Oeste de Mato Grosso”.  

 

A análise considera o número de casos de Covid-19 na Região Oeste de Mato Grosso por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, de acordo com a data de notificação.

 

Observou-se uma tendência de queda na Taxa de Contágio nas últimas semanas e o valor da taxa de contágio encontra-se abaixo de 1, na região.

 

Entretanto, os números podem estar subestimados.

 

“Atualmente, seja por sobrecarga dos serviços ou questões organizacionais, muitos casos ainda não foram registrados, mascarando as análises”, avaliou a professora da Unemat, enfermeira Antônia Maria Rosa.

 

Até o fechamento da semana 6, que compreende o período de sete a 13 de fevereiro, a proporção de mortes pela doença apresentou um aumento de 9% na região Oeste.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.