Pesquisa aponta queda no número de leitores em geral, mas registra crescimento entre crianças.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e realizada pelo Ibope, traz alguns dados ruins. O principal é que diminuiu de 56% para 52% o número de leitores no Brasil.
A pesquisa entende o leitor como alguém que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos três meses anteriores ao levantamento.
Quem não leu deu os seguintes motivos, entre outros menos significativos: falta de tempo com 34%, não gosta, 28%, não tem paciência, são 14%, prefere outras atividades, 8%, e 6% afirmaram que tem dificuldade para ler.
Caiu o número de leitores no geral, mas cresceu o de crianças leitoras entre os cinco e 10 anos, a única faixa etária que teve um desempenho melhor em 2019 do que em 20015, já que a pesquisa Retratos da Leitura é feita a cada quatro anos.
Entre elas, 48% disseram que leem por gosto, porcentagem que vai diminuindo gradativamente e aponta para um dado preocupante.
Nas duas pesquisas anteriores, de 2011 e 2015, houve uma manutenção no porcentual de leitores dos 11 aos 17 anos.
Agora, vemos uma queda a partir dos 11 anos, segundo explica Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.
Ela, porém, é otimista e acredita que o aumento da leitura entre as crianças menores pode ter impacto positivo na faixa seguinte na próxima pesquisa. Isso se não perdermos esses leitores quando eles chegarem ao ensino Fundamental 2.
A Retratos da Leitura é a mais abrangente pesquisa sobre o hábito de leitura no País e tem como objetivo servir de base para políticas públicas para a formação de leitores.