| 08 Pequenos negócios geraram mais de 70% dos postos de trabalho criados em abril.mp3 |
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Os pequenos negócios continuam na posição de protagonistas em relação aos empregos gerados no país.
Levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, revela que 76% dos postos de trabalho criados em abril foram desse segmento.
Do total de 180 mil novas vagas, 136 mil estavam nas micro e pequenas empresas contra quase 34 mil nas de médio e pequeno porte. A Administração Pública foi responsável por quatro mil e 600 vagas.
“Mais uma vez, o segmento mostra a sua importância para a redução do desemprego e fome no país. Após o impulsionamento de 1,9% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre deste ano, a expectativa é que o resultado seja ainda melhor nos próximos meses e que um número maior de novos postos seja criado”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Os pequenos negócios de todos os setores analisados apresentaram saldo positivo.
O setor de Serviços foi a principal força motora de empregos do país, apresentando um total de 69 mil novas vagas, ou seja, seis a cada 10 novos postos surgiram nesse setor.
A Construção ficou na segunda posição, com 25 mil; seguida pelo Comércio, com mais de 24 mil empregos; Indústria da Transformação, com 11 mil; agropecuária, com pouco mais de quatro mil.
Entre janeiro e abril de 2023, foram geradas 705 mil novas oportunidades no Brasil, sendo que 540 mil foram de responsabilidade das micro e pequenas empresas, o que representa 76% desse saldo.