| Penitenciaria Central do Estado estuda aumentar quantidade de visitas virtuais e contato de presos com advogados.mp3 |
Vinícius Antônio
A PCE, Penitenciária Central do Estado, estuda a ampliação da frequência de visitas dos familiares de aproximadamente dois mil e 300 presos na unidade.
Também analisa aumentar a quantidade de ligações diárias de advogados e defensores públicos em dias úteis.
Em maio foi elaborada uma portaria conjunta com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso e a Defensoria Pública, estabelecendo vinte atendimentos diários em todas as unidades penais do Estado.
A partir desta semana, os agendamentos na PCE serão via e-mail e não mais por ligações.
A ampliação dos contatos via videoconferência serão realizados após 15 dias, quando for instalada internet empresarial com mais velocidade. Por meio do Conselho da Comunidade, também será instalada uma torre na unidade que fará link direto com a Sesp, melhorando ainda mais a conexão.
Foram doados cinco tablets para a unidade, que serão usados nos parlatórios para a videoconferência. Além disso, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária solicitou ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso a doação de 150 computadores, aumentando em mais três salas de videoconferência nas unidades de médio e grande porte e duas salas nas pequenas unidades penais.